Pesquisa

sábado, 21 de maio de 2011

Contagem do Ômer Quinta semana: HOD - 1/2/3/4/5/6 Dia da Quinta semana: HOD

Quinta semana: HOD



Humildade, esplendor

Se a tolerância é o motor da vida, a humildade é o combustível. Assim como guevurá (disciplina) focaliza o chesed (amor), HOD dá netzach (tolerância). Humildade é o parceiro silencioso da tolerância. Sua força reside em seu silêncio. Seu esplendor está em seu repouso.

Humildade - e a conseqüente submissão - não deve ser confundida com fraqueza e ausência de auto-estima. Humildade é modéstia; é o reconhecimento (da raiz da palavra hebraica "hoda'a"). É dizer "muito obrigado" a D'us. É aceitar suas qualidades e forças, reconhecendo que elas não lhe pertencem; foram concedidas a você por D'us, para um propósito mais elevado que o de apenas satisfazer suas próprias necessidades. Humildade é modéstia; é reconhecer o quão pequeno você é, o que lhe permite entender quão grande pode se tornar. Isso é o que torna grandiosa a humildade.

Tolerância suga sua energia do reconhecimento da humildade. A resistência humana vai apenas até seu nível de tolerância. Reconhecer que suas forças vêm de um local mais elevado lhe dá o poder de tolerar muito além de sua capacidade presumida. Concede a você parte da força de tolerância de D'us.

Uma xícara repleta não pode ser enchida. Quando você está repleto consigo mesmo e suas necessidades, "Nada mais sou," não há espaço para mais. Quando você "esvazia" a si mesmo perante algo maior que você, sua capacidade de receber aumenta além de seus limites prévios. Humildade é a chave para a transcendência; para atingir além de si mesmo. Apenas a verdadeira humildade lhe dá a força da objetividade total.

Humildade é sensibilidade. É uma vergonha saudável que vem do reconhecimento de que você pode ser melhor do que é e que pode esperar mais de si mesmo.

Embora a humildade seja silenciosa, não é um vácuo. É uma expressão dinâmica de vida que inclui todas as sete qualidades de amor, disciplina, compaixão, tolerância, humildade, vínculo e soberania. A humildade é ativa, não passiva, não é um estado, mas uma interação mesmo na sua calma e ausência de ação.



Primeiro Dia:

28º dia da Contagem do Ômer

Conte esta noite: "Hoje são 29 dias que perfazem 4 semanas e1 dia do ômer."

Chesed de Hod

Bondade na Humildade

Examine o amor na sua humildade. Humildade saudável não é desmoralizante; traz amor e alegria, não medo. Humildade que carece de amor precisa ser reexaminada para ter sua autenticidade conferida. Às vezes, humildade pode ser confundida com baixa auto-estima, o que a faria tornar-se desamor.

Humildade provoca o amor porque dá a você a habilidade de elevar-se acima de si mesmo e amar outra pessoa. Arrogância à guisa de amor significa amar a si mesmo, ou ainda pior: tornar os outros uma parte e uma extensão de você mesmo e de seu auto-amor.

Minha humildade faz-me ser mais amoroso e generoso?
Mais expansivo?
Ou me constrange e me torna inibido?
Sou humilde e feliz ou humilde e angustiado?
Exercício para o dia:
Antes de rezar com humildade e reconhecimento de D'us, faça caridade. Isto ampliará suas preces.


Segundo Dia:

29º dia da Contagem do Ômer

Conte esta noite: "Hoje são 30 dias que perfazem 4 semanas e 2 dias do ômer."

Guevurá de Hod

Disciplina na Humildade

A humildade deve ser disciplinada e focalizada.

Quando minha humildade deve me fazer assumir um comprometimento e quando não deve?
Em nome da humildade, às vezes permaneço silencioso e neutro em face da maldade?
Outro aspecto da guevurá de hod: humildade deve incluir respeito e reverência pela pessoa ou experiência perante quem você fica humilde.

Se minha humildade é voluntária, ou ocorre por que eu não respeito o próximo?
Exercício para o dia:
Concentre-se em sua relutância em comprometer-se numa área qualquer e veja se isso se origina de um sentimento saudável e humilde.


Terceiro Dia:

30º dia da Contagem do Ômer

Conte esta noite: "Hoje são 31 dias que perfazem 4 semanas e 3 dias do Ômer."

Tiferet de Hod

Compaixão na Humildade

Examine se sua humildade é compassiva.

Minha humildade faz-me ser contido e anti-social ou expressa-se em empatia pelos outros?
Minha humildade é equilibrada e bela?
Ou é inconveniente?
Assim como a humildade traz compaixão, a compaixão pode levar a pessoa à humildade. Se você carece de humildade, tente agir compassivamente, o que poderá ajudar a trazê-lo à humildade.

Exercício para o dia:
Expresse um sentimento humilde num ato de compaixão.



Quarto Dia:

31º dia da Contagem do Ômer

Conte esta noite: "Hoje são 32 dias que perfazem 4 semanas e 4 dias do Ômer."

Netzach de Hod

Tolerância na Humildade

Examine a força e a tolerância de sua humildade.

Minha humildade suporta desafios?
Sou firme em minhas posições ou me dobro em nome da humildade?
Humildade e modéstia não deveriam fazer a pessoa sentir-se fraca e insegura. Netzach de Hod sublinha o fato de que a verdadeira humildade não o transforma num "capacho" para os outros pisarem; ao contrário, a humildade o torna resistente.

Minha humildade é percebida como fraqueza?
Faz com que outros tirem vantagem de mim?
Exercício para o dia:
Demonstre a força de sua humildade iniciando ou participando ativamente numa boa causa.



Quinto Dia:

32º dia da Contagem do Ômer

Conte esta noite: "Hoje são 33 dias que perfazem 4 semanas e 5 dias do ômer."

Hod de Hod

Humildade na Humildade

Examine a humildade da humildade. Todos têm humildade e modéstia em seu coração, a questão é a medida e o modo pelos quais alguém conscientemente o sente.

Tenho medo de ser humilde demais?
Mascaro e protejo minha modéstia com comportamento agressivo?
Aprenda a cultivar sua humildade interagindo com pessoas que sejam mais refinadas que você, provocando em você a modéstia e a humildade que o motiva a crescer como pessoa.

Humildade também pode ser examinada pela sua autenticidade.

Minha humildade é humilde?
Ou não passa de uma expressão de arrogância?
Fico muito orgulhoso pela minha humildade?
Faço alarde dela?
Ou serve-se a si mesma?
Minha humildade é parte de uma cruzada ou é genuína?
Exercício para o dia:
Seja humilde apenas por amor à humildade.



Sexto Dia:
33º dia da Contagem do Ômer

Conte esta noite: "Hoje são 34 dias que perfazem 4 semanas e 6 dias do ômer."

Yesod de Hod

União na Humildade

A humildade não deveria ser uma experiência solitária. Deveria resultar em forte vínculo e comprometimento. Não há ligação mais forte que aquela vinda da humildade.

Minha humildade afasta-me dos outros ou nos aproxima?
Minha humildade produz resultados?
Resultados duráveis?
Cria um alicerce permanente sobre o qual eu e os outros podemos confiar e construir?
Exercício para o dia:
Use sua humildade para construir algo duradouro.


http://www.chabad.org.br/datas/sefirathaomer/shod.htm


Maria Elisete Shalom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

MÃE DIVINA





Minha mãe minha rainha
Foi ela que me entregou
Para mim ser jardineiro
No jardim de belas flores
No jardim de belas flores
Tem tudo que procurar
Tem primor e tem beleza
Tem tudo que Deus me dá
Todo mundo recebe
As flores que vêm de lá
Mas ninguém presta atenção
Ninguém sabe aproveitar
Para zelar este jardim
Precisa muita atenção
Que as flores são muito fina(s)
E não podem cair no chão
O jardim de belas flores
Precisa sempre aguar
Com as prece(s) e os carinhos
Ao nosso pai universal

- Mestre Irineu-






OM - BHUR BHUVA SWAH
TAT SAVITUR VARENAYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

Em um mundo melhor,
a lei natural é a do amor.
Em uma pessoa melhor,
sua natureza também é amorosa.
O amor é o princípio
que cria e sustenta as relações humanas,
O amor espiritual leva ao silêncio,
e esse silêncio tem o poder de unir,
orientar e liberar as pessoas.
E mais, quando o seu amor é aliado à fé,
cria uma forte estrutura para a iniciativa e a ação.
Lembre-se: o amor é um catalisador para mudanças,
desenvolvimento e conquistas.

Por Brahma Kumaris






Encontre mais músicas como esta em Portal Arco Íris-Núcleo de Integração e Cura Cósmica