Pesquisa

domingo, 20 de novembro de 2011

YOGA E FÉ – uma combinação perfeita! UM LINDO DEPOIMENTO DO PADRE ZEZINHO


Muitas pessoas me perguntam se um cristão pode praticar Yoga, o qual inadvertidamente indentificam como uma religião ou uma filosofia estranha. Não falta, inclusive, quem considere o yoga um caminho que, segundo elas, pode afastar alguém da fé.

Deixarei aqui registrado meu depoimento como padre católico. Aprendi com o Yoga durante o periodo em que precisei, de maneira especial, dessa disciplina para superar extrema tensão e cansaço. As leituras dos livros do Professor Hermógenes, a que mais tarde conheci pessoalmente e a quem muito prezo, foram, sem sombra de dúvida, um caminho que até hoje me devolvem o controle de mim mesmo em situações difíceis. Junto à Bíblia, tornou-se meu jeito de trabalhar sem permitir que as tensões se somatizem.

Em nenhum momento ninguém, nem livro algum me influenciou negativamente ou desviou minha fé em Jesus e na minha Igreja. Só cresci com essa disciplina.
Hoje, quando me perguntam sobre o Yoga, respondo que é um conceito de vida rico em sabedoria, não importa de onde ou de quem tenha vindo, porque sei que nele está o dedo de Deus.
O verdadeiro mestre de Yoga é como o verdadeiro pregador do cristianismo. Oferece um caminho e respeita os passos e a direção de quem o ouve.
Se alguma vez o Yoga influenciou algum cristão, imagino que não tenha sido para o erro. A pessoa provavelmente já devia estar confusa.
Yoga e cristianismo são duas disciplinas que só me fizeram bem. Continuo pregador sereno e tudo o que li e aprendi jamais me levou ao conflito. Fiz minhas escolhas como Paulo, que soube aprender e até elogiar outras culturas.
Cristãos serenos aprendem com a serenidade dos outros. Os menos serenos procuram com lente de aumento os defeitos dos outros e fazem de tudo para não aprender. Gostam muito de ensinar, mas negam-se a aprender. E isso não deixa de ser um tipo de fanatismo. Nunca tive dificuldade em assimilar o que é bom em todas as filosofias e práticas de outros povos. Nunca foi necessário fazer concessão à minha fé em Jesus.
Quando alguns católicos me perguntam se podem praticar Yoga, eu lhes indago se alguma vez já jogaram futebol ou fizeram ginástica. Respondem que sim ¨Assimilaram os outros esportes como futebol, vôlei... e não deixaram de ser cristãos¨ Lembro que o Yoga tem conceitos vindos de outras culturas, mais estes podem ser tranqülamente adaptados ao nosso modo cristão de ver a vida. O cristianismo tem muito a ensinar, mas tem muito a aprender também com outras culturas. Ser evangelizado subentende isso: é elogiar as flores dos outros e até plantá-las no próprio jardim.
O Yoga é dessas riquezas que fazem bem, quando a cabeça é boa e o coração sereno.
O mundo esta cheio de gente sábia. O professor Hermógenes e seus amigos sabem o quanto eu respeito sua sabedoria. O mundo teria mais saúde fisica e mental se os ouvisse. Que Deus os ilumine!

*Texto gentilmente cedido pelo Prof. Hermógenes




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

MÃE DIVINA





Minha mãe minha rainha
Foi ela que me entregou
Para mim ser jardineiro
No jardim de belas flores
No jardim de belas flores
Tem tudo que procurar
Tem primor e tem beleza
Tem tudo que Deus me dá
Todo mundo recebe
As flores que vêm de lá
Mas ninguém presta atenção
Ninguém sabe aproveitar
Para zelar este jardim
Precisa muita atenção
Que as flores são muito fina(s)
E não podem cair no chão
O jardim de belas flores
Precisa sempre aguar
Com as prece(s) e os carinhos
Ao nosso pai universal

- Mestre Irineu-






OM - BHUR BHUVA SWAH
TAT SAVITUR VARENAYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

Em um mundo melhor,
a lei natural é a do amor.
Em uma pessoa melhor,
sua natureza também é amorosa.
O amor é o princípio
que cria e sustenta as relações humanas,
O amor espiritual leva ao silêncio,
e esse silêncio tem o poder de unir,
orientar e liberar as pessoas.
E mais, quando o seu amor é aliado à fé,
cria uma forte estrutura para a iniciativa e a ação.
Lembre-se: o amor é um catalisador para mudanças,
desenvolvimento e conquistas.

Por Brahma Kumaris






Encontre mais músicas como esta em Portal Arco Íris-Núcleo de Integração e Cura Cósmica