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terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Yoga para Mulheres - Período Menstrual


Início:a partir da primeira gota de sangramento.
Término: 24 horas após a última gota.
Oque acontece no corpo: as taxas de estrogênio eprogesterona estão em seus níveis mais baixos. É eliminada a camada deendométrio (revestimento interno do útero) preparada para receber o feto quenão veio. O que não foi utilizado pelo corpo durante todo o mês é eliminado emforma de toxina pelos rins, fígado, intestinos, pele.
Nesteperíodo direcione sua atenção para:interiorizar, descansar, nutrir.
Funçãodos yogasanas: abrir espaço, relaxar e massagear suavemente obaixo ventre. Restaurar a energia.

Supta badhakonasana (posturareclinada em ângulo fechado)
Ações: sente-se no chão com o sacro tocando o almofadão. Junte as plantas dospés e passe um cinto abaixo dos pés, sobre as coxas, e no topo dos glúteos.Apoie as mãos no chão e deite a coluna sobre o almofadão, apoiando o pescoço ea cabeça em um cobertor dobrado. Leve glúteos na direção dos pés, relaxe coxas,virilhas, ombros, peito, braços e mãos. Se sentir tensão nas coxas ou joelhos,apoie um cobertor dobrado sob as coxas. Respire profundamente. Permaneça com osolhos fechados por 5 minutos. Para sair, aproxime os joelhos, tire o cinto,role para o lado direito e levante-se com o apoio das mãos.
Benefícios: alivia cólicas, espasmos e peso no útero. Abre o peito, acalma eclareia a mente.
Cuidado: dor nas costas, aumentar altura do apoio.

Balasana(posturada criança)
Ações: apoie a extremidade de um almofadão sobre o meio de outro. Ajoelhe-seno chão, junte os dedos dos pés e afaste os joelhos. Sente nos calcanhares,apoie o abdômen, alto do peito e a orelha sobre o almofadão. Relaxe braços eombros, músculos da vagina e abdômen. Respire profundamente. Permaneça com osolhos fechados por 5 minutos. Para sair, use o apoio das mãos ao lado dotronco, leve o queixo no peito e levante-se devagar.
Benefícios: alivia cólica, dor nas costas e tensão muscular.

Settubandha sarvangasana (postura da ponte)
Ações: apoie um almofadão paralelo à parede e outro perpendicular a ele.Sente-se no perpendicular de frente para a parede, apoie as mãos no chão e vádeitando devagar com a coluna sobre o apoio, até chegar com os ombros no chão.Estique as pernas e apoie os pés por inteiro na parede e no almofadão, nalargura de seu quadril, apontados para o teto. Descanse ombros, pescoço ecabeça no chão. Relaxe o abdômen, respire profundamente. Permaneça com os olhosfechados por 5 minutos. Para sair, dobre as pernas, apoie os pés no chão, rolepara o lado direito e levante-se com o apoio das mãos.
Benefícios: alivia irritabilidade, ansiedade, depressão.
Cuidado: se sentir dor nas costas, gire as coxas pra dentro e prenda as canelascom um cinto, na largura do quadril.

Savasana (posturado cadáver)
Ações: deite no chão e alongue braços e pernas, apoiando os joelhos sobre umcobertor enrolado ou almofadão. Apoie todo o pescoço e a cabeça sobre umcobertor dobrado bem baixinho. Vire palmas das mãos pra cima e deixe os ombrosdescerem para o chão. Expire soltando o corpo todo, principalmente as paredesda vagina, o abdômen, a base das costas, os ombros, pescoço e músculos faciais.Respire profundamente. Permaneça com os olhos fechados por 5 a 10 minutos. Parasair, dobre as pernas, role para o lado direito e levante-se com o apoio dasmãos.
Benefícios: alivia fadiga, dor nas costas e cólicas.
Fabiana é instrutora de Hatha Yoga, baseada no método Iyengar, tem 34 anos e pratica há 11. Formada em Arquitetura e Urbanismo, se especializou em Design Gráfico. No passado praticou Kundalini Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga. Quando decidiu se aprofundar no método Iyengar Yoga, iniciou sua formação com Kalidas Nuyken e está finalizando a mesma com Sandro Bosco, em São Paulo. Dedica-se aos estudos, cursos, práticas e ensino deste método. Estudou Biopsicologia com a Dra. Susan Andrews, no Instituto Visão Futuro, com foco em processos de auto-realização do ser humano. Com interesse também em ferramentas como psico-geografia, bioenergética e anatomia emocional, desenvolve no momento um projeto de pesquisa sobre a construção da imagem corporal e outros impactos psicológico-comportamentais da prática de Iyengar Yoga em habitantes de centros urbanos contemporâneos. Editora do blog Moksha Yoga.

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MÃE DIVINA





Minha mãe minha rainha
Foi ela que me entregou
Para mim ser jardineiro
No jardim de belas flores
No jardim de belas flores
Tem tudo que procurar
Tem primor e tem beleza
Tem tudo que Deus me dá
Todo mundo recebe
As flores que vêm de lá
Mas ninguém presta atenção
Ninguém sabe aproveitar
Para zelar este jardim
Precisa muita atenção
Que as flores são muito fina(s)
E não podem cair no chão
O jardim de belas flores
Precisa sempre aguar
Com as prece(s) e os carinhos
Ao nosso pai universal

- Mestre Irineu-






OM - BHUR BHUVA SWAH
TAT SAVITUR VARENAYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

Em um mundo melhor,
a lei natural é a do amor.
Em uma pessoa melhor,
sua natureza também é amorosa.
O amor é o princípio
que cria e sustenta as relações humanas,
O amor espiritual leva ao silêncio,
e esse silêncio tem o poder de unir,
orientar e liberar as pessoas.
E mais, quando o seu amor é aliado à fé,
cria uma forte estrutura para a iniciativa e a ação.
Lembre-se: o amor é um catalisador para mudanças,
desenvolvimento e conquistas.

Por Brahma Kumaris






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