Pesquisa

sábado, 6 de janeiro de 2018

Saraswati - krishna das





Uma linda melodia composta pelo meu bom amigo Boris Grebenschikov, que é um ícone na Rússia e conhecido como o russo Bob Dylan. Cantamos isso juntos algumas vezes em concerto e adorei tanto que queria gravá-lo. Ele está cantando comigo.Veja também suas gravações.
Om A-eem Saraswatayai Namaha Om

Sara – “essência”.
Sva – “o seu próprio”
É aquela que nos dá a nossa própria essência, a sabedoria, o conhecimento.
Sarasvati a forma feminina do criador, Brahma. Sarasvati representa todo o conhecimento e a inteligência que rege todas as coisas. O universo é organizado de uma forma inteligente. Ele é governado por leis. Leis que tornam possível o nascimento do sol todos os dias, que rege os ciclos perfeitos da natureza, que governa o nosso corpo e a nossa mente. Tudo é muito bem organizado.




Sarasvati aparece nos Vedas na forma do rio Sarasvati e estava associada ao conhecimento. Sarasvati significa também “aquela que flui”, como o rio. O conhecimento tambem é aquele que flui da boca do mestre para o ouvido do discipulo, através das palavras. “Vac” significa “fala”. O rio não tem dono. Se você possui uma propriedade na qual um rio cruza dentro dela, você não pode dizer que aquele rio lhe pertence, as águas do rio que momentanemente cruzam a propriedade podem ser usufruídas por você, com cautela e responsabilidade, sabendo que aquelas águas irão banhar diversas outras pessoas. Assim é o conhecimento. Ninguém o possui, ele flui e abençoa aquelas pessoas que se banham nele.
A água é considerada um elemento purificador. Com a água lavamos tudo, tomamos banho. Da mesma forma, o conhecimento é o elemento mais purificador que existe. Quando se diz que ao mergulhar no Ganges  a pessoa adquire a liberação, isso é um símbolo para dizer que quando você mergulha na água do conhecimento, você adquire moksha, porque a ignorância, a impureza, é removida.
É dito que antes ela Sarasvati esposa de Vishnu, que era casado também com Lakshmi. Elas não se entendiam e constantemente brigavam por ciúmes. Vishnu, então, após uma discussão entre as deusas, deu Sarasvati para Brahma. A historinha é para ilustrar a nos chamar a atenção de que devemos ter muito cuidado, porque onde existe demasiada atenção na riqueza material, a sabedoria pode ir embora. E onde existe sabedoria, a riqueza não é tão valorizada.
Iconografia
Sarasvati usa um sari branco e está sentada em um lótus branco que representa a pureza, ou seja, uma mente sáttivica. A mente equilibrada e tranquila é o sólo fértil para que o conhecimento frutifique. Então de fato o conhecimento nos conduz a perceber aquilo que realmente somos. O conhecimento, portanto, remove a impurezas, a ignorância.
Om A-eem Saraswatayai Namaha Om

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

MÃE DIVINA





Minha mãe minha rainha
Foi ela que me entregou
Para mim ser jardineiro
No jardim de belas flores
No jardim de belas flores
Tem tudo que procurar
Tem primor e tem beleza
Tem tudo que Deus me dá
Todo mundo recebe
As flores que vêm de lá
Mas ninguém presta atenção
Ninguém sabe aproveitar
Para zelar este jardim
Precisa muita atenção
Que as flores são muito fina(s)
E não podem cair no chão
O jardim de belas flores
Precisa sempre aguar
Com as prece(s) e os carinhos
Ao nosso pai universal

- Mestre Irineu-






OM - BHUR BHUVA SWAH
TAT SAVITUR VARENAYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

Em um mundo melhor,
a lei natural é a do amor.
Em uma pessoa melhor,
sua natureza também é amorosa.
O amor é o princípio
que cria e sustenta as relações humanas,
O amor espiritual leva ao silêncio,
e esse silêncio tem o poder de unir,
orientar e liberar as pessoas.
E mais, quando o seu amor é aliado à fé,
cria uma forte estrutura para a iniciativa e a ação.
Lembre-se: o amor é um catalisador para mudanças,
desenvolvimento e conquistas.

Por Brahma Kumaris






Encontre mais músicas como esta em Portal Arco Íris-Núcleo de Integração e Cura Cósmica