Asatoma Sadgamaya
A prece desperta o lado devocional do homem. É a mais alta forma de comunicação entre o homem e o Criador. Ela pode ser - feita através de ações fisicas, como rituais, por exemplo; - oralmente, através da entoação de cânticos ou preces ou - repetição de mantras ou preces mentalmente. Pode ser feita para aquisição de objetos, por cura , pela clareza de mente, etc. Porem, ela atinge o seu mais alto propósito quando é feita para a aquisição do auto conhecimento, por uma vida comprometida com a compreensão de nossa Verdadeira Natureza como idêntica ao Criador, exatamente como está expresso na prece apresentada acima.
Porem seja qual for o tipo de prece ou forma como ela é feita o ponto fundamental é a atitude do devoto, a entrega, a verdade, a humildade diante do Todo.
... é uma prece da , incluída entre os mantras da cerimônia de adoração da Lâmpada () e também nos Versos de Paz conhecida como .
Vamos examiná-la sob o ponto de vista do Sânscrito, mergulhando na análise de suas palavras , na sua construção e principalmente na sua mensagem de entrega e devoção .
. Sat, significa Verdade, Existência, Aquilo que é Eterno. Em sânscrito, o "a" breve prefixado a uma palavra indica "ausência de", Asat portanto ê "não verdade", "o que não é Eterno". , 5º caso de asat , significa "a partir da não verdade". tornou-se asato, pela regra de sandhi que diz: "" (visarga precedido de "a") e seguido de consoante sonora deve ser substituida por "o".
ou - 2º caso (objeto direto) do pronome asmad (1ª pessoa) - me
– 2º caso (objeto dir, por causa do verbo que indica movimento (ir, levar), que pede 2º caso, "para a verdade". tornou-se , por causa da regra de sandhi que diz que consoante surda antes de consoante sonora deve ser substituida pela sonora de sua classe)
(forma Causal da raiz verbal , ir, no Modo Imperativo, na 2ª pes sing, "que Você cause ou faça ir"
– tamas, escuridão; (5º caso) a partir da escuridão (da ignorância)
, mesma regra aplicada em
– me
– , luz (por causa do verbo - ir, levar-que indica movimento, está no2º caso) "para a luz" (do Conhecimento). Outra regra de sandhi de vogal aparece em “". A regra diz o seguinte: "quando visarga () for precedida de qualquer vogal exceto "a" ou "", e seguida de consoante sonora ou vogal, deve ser substituida por "r", por isso "".
- que Você cause ou faça eu ir; leve (me)
- no 5º caso (a partir de) da morte (sentimento de limitação). Tornou-se , pela mesma regra de
- me
– = mortal, aplicando-se a mesma regra da prefixaçao do "a" breve, torna-se , imortalidade (Liberação, ilimitação) declinada no 2º caso -
- que Você cause ou faça eu ir; leve (me)
- Causa e base da Criação. Indica auspiciosidade no começo de preces e estudos
- significa Paz .
Cantada três vezes indica a remoção de três tipos de obstáculos:
– fenômenos atmosféricos
– obstáculos no meio ambiente: em casa, no trânsito, no trabalho, etc
- obstáculos na própria pessoa: distração mental, sono, doença, etc
Na repetição da palavra temos também outro sandhi de Consoante, empregado somente na pronúncia: "sempre que uma palavra terminar com visarga e for seguida de palavra começada com "", "" ou "s", na pronúncia, o som do visarga e substituído pelo som do "s". Por isso pronúncia-se "".
Então temos a tradução:
“Leve-me (dando-me o Conhecimento) da não verdade para a Verdade;
da escuridão (da ignorância) - para a Luz (do Conhecimento);
da mortalidade (sentido de limitação) para a Imortalidade (liberação da ignorância sobre mim mesmo).
OM Paz, Paz, Paz
Amorosamente Maria Elisete
Shalom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.