5. O indivíduo só consegue plenificar-se através do serviço aos outros ( que vale como uma expansão no universal ). A disciplina espiritual ( sadhana ) tem de alargar a visão , ampliar a experiência e entusiasmar o jivatma ( a alma individual ) para mergulhar no Paramatma, a Alma Universal.
6. Mas a pergunta é feita: Então, por que Ele não é visto?’’Bem, Ele é como manteiga no leite. Ela está em cada gota. Se quiser ver a manteiga, certos processos têm de ser realizados: ferver, coalhar, bater etc. Assim também, mediante certas disciplinas espirituais, como a de repetir o Nome (de Deus) na língua. Aquele que mora no coração pode ser experienciado como o Real.
7. Da experiência dos santos e sábios você pode reconhecer que a alegria obtida do mundo externo é infinitesimal quando comparada como a Bem-aventurança que se alcança com a disciplina espiritual (sadhana). Para conquistar a Bem-aventurança, o sadhana, pleno de renuncia (vairagya), é essencial. Quando se faz uma sonda para puxar água das entranhas da terra, o cano deve ser protegido contra a entrada de ar, tanto que o líquido possa subir. Se penetrar alguma parte do ar, a subida se torna inviável. Assim também, certifique-se de que coisas mundanas não estraguem seu sadhana. O Amor Divino (prema) não crescerá se os prazeres sensórios ou o orgulho pessoal invadirem a mente.
8. Há três coisas a conversar na mente: ‘‘não pensarei em outra coisa senão em Deus’’: ‘’nada chegarei a fazer sem a permissão de Deus’’:e ‘’manterei minha atenção completamente fixada em Deus’’.
9. Você reclama que seu vizinho iniciou a disciplina espiritual há dois anos somente, enquanto você a tem mantido durante vinte anos, e não obstante, ele já está desfrutando felicidade, enquanto você permanece infeliz.
Você se ressente porque, embora vindo a Mim desde há muitos anos, eu chamo para perto exatamente aqueles que só recentemente vieram. Suas reações o induzem ver nisto injustiça e parcialidade. A resposta no entanto se encontra no passado, do qual você não tem conhecimento.Vinte golpes de martelo foram dados por um homem sobre um pedregulho, mas o pedregulho resistiu. Um outro veio a seguir e , em seu segundo golpe, partiu o bloco. O homem que deu as vinte marteladas está desapontado, e o segundo, exultante. O pedregulho arrebentou, no entanto,como resultado dos vinte e dois golpes, por efeito cumulativo. A pessoa que está a seu lado tem a seu crédito vinte anos de sadhana armazenados até o nascimento presente. Quanto a você, sua natureza e predileções são confeccionadas pelo modo como amou, se conformou se alimentou e lutou, na longa série de vidas que já teve.
10. Mas, o asharam dharma e o varna dharma (os códigos de conduta moral prescritos, respectivamente, para os quatro estágios da vida e para as quatro castas) de maneira alguma impedem fixar a mente em Deus ou purificá-la, expulsando o mal, ou adorar o Senhor através de todas as ações, palavras e pensamentos. As distinções de sexo, status ou estágios da vida afetam somente aqueles que vivem considerando o corpo como Realidade, e que agem como se o mundo fosse absoluto e eterno.
11. A casta, sem caráter, nada significa – é simples rótulo vazio. A disciplina espiritual (sadhana),sem o fundamento do caráter, é como o vagar de um homem cego. Moralidade, virtude e caráter são vitais. Sobre a base formada por eles, se o sadhana for praticado de acordo com o esquema prescrito para o caminho que se elegeu, consegue-se a vitória segura. Mas você não pode esquecer de uma advertência essencial: não deve dar lugar à indolência, somente porque o nascimento (jati) não é importante.Os padrões morais (niti) são concordes com o nascimento (jati) também; e assim, para fomentá-los, a consciência de jati é valiosa, é importante.Mas, se através do mérito acumulado de nascimentos anteriores, se dispõe do tesouro da bondade e da virtude, então não se precisa ligar muita importância ao jati.Só os que praticam Yoga em nascimentos prévios, e, mesmo assim, não lograram completar o processo, nascerão com esse tipo de excelência.A principal coisa é adquirir o niti ( padrão moral),que é prescrito para jati(o nascimento);melhorar o jati com o niti e tornar-se apto e pleno,com um alto status na vida.Para avançar alguma distância no caminho do sadhana e da espiritualidade, tanto o jati como o niti ajudarão.Os gunas(qualidades)devem ser sublimados através dos dois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.