Om "A monossílaba sagrada que simboliza Brahma. Como uma palavra sânscrita, significa avati raksati - aquilo que lhe protege, lhe abençoa. Como se dá essa proteção? É um mantra e é um nome do Senhor. O nome do Senhor lhe protege através da repetição do próprio nome. Pelo nome você reconhece o Senhor. E, portanto,é reconhecimento em forma de oração.
Repetido Om, você invoca o Senhor naquela forma específica. Então, dessa maneira, Om lhe protege.
Portanto, ele é fiel a seu nome. É o Senhor que lhe protege, e não o som. Entre o nome e o Senhor há uma ligação (abhidhána abhidheya sambandha). Um é o nome, o outro é o seu significado. A conexão é que você não pode repetir o nome sem o significado dele, se você o conhece.
Uma vez conhecido o significado, este vem para sua mente, assim como a palavra. Portanto, não são duas ações diferentes. Não ocorre primeiro a palavra e depois de algum tempo o significado. Se você conhece o significado quando a palavra aparece na sua mente, no mesmo instante o significado está lá. Isso é possível somente quando ambos estão interligados.
Essa conexão é chamada abhidhána abhidheya sambandha. E, por causa desse sambandha, o nome protege você, e o Senhor também. O Senhor é Um e não-dual. Isso é o que dizem os Vedas."
O Mantra da compaixão
A palavra Mani, que em sanscrito significa joia, simboliza a joia da compaixão de Avalokiteshvara, capaz de realizar todos os desejos. A palavraPadme significa lótus, a bela flor que nasce no lodo; do mesmo modo, devemos superar o lodo das negatividades e desabrochar as qualidades positivas. A palavra Hum, representando a mente iluminada, encerra o mantra.
Maria Elisete Shalom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.