Eu floresço num jardim,
sou suave como o orvalho.
sou suave como o orvalho.
Para ser feliz precisamos
Expirando
Eu floresço num jardim,
sou suave como o orvalho.
Para ser feliz precisamos
ter uma certa quantidade de frescor. Nosso frescor pode fazer outros felizes
também. Somos realmente flores no jardim da humanidade. Precisamos apenas olhar
para uma criança brincando ou dormindo e podemos ver que ela é uma flor. Seu
rosto é uma flor, sua mão é uma flor, seus pés, seus lábios são flores. Nós
também somos flores, assim como ela, mas talvez tenhamos permitido que as
dificuldades da vida tenham pesado e perdemos muito do frescor.
O sábio vietnamita do
século XVI Nguyen Binh escreveu:
Sem mais choro, sem mais
reclamação.
Este é o último poema de
preocupação.
Quando você para de
reclamar, sua alma se refrescará.
Quando você parar de
chorar, seus olhos ficarão claros novamente.
Por favor, inspire,
relaxe seu corpo e dê a si mesmo um sorriso! As linhas de preocupação no seu
rosto suavizarão e o sorriso nos seus lábios trará sua capacidade de ser flor
novamente. Escultores através dos séculos fizeram grande esforço para retratar
um sorriso fresco, de gentil compaixão nas faces de suas estátuas do
Buda.
Na sua face existem
dezenas de músculos e cada vez que fica preocupado, chateado ou com raiva estes
músculos podem se tensionar ou contorcer. Outras pessoas podem ver isso e ficar
com medo. Inspirando, você pode trazer sua consciência sem julgamentos para
essas tensões, e expirando, pode relaxá-las um pouco e sorrir.
Inspirando, me vejo como
uma flor
Expirando, eu me sinto
refrescado.
Ao continuar, as tensões
se dissolverão no fluxo e refluxo de sua respiração e você será capaz de
restaurar o frescor da flor humana que está sempre presente, disponível dentro
de você. Acalmando, relaxando e refrescando: estas são as práticas de “parar” na
meditação Zen.
Eu sou sólido como a
montanha
Não podemos ter paz e
felicidade sem alguma estabilidade. Quando nosso corpo e mente são instáveis,
ficamos agitados e insatisfeitos e outras pessoas não sentem que podem se
refugiar ou confiar em nós. Portanto a prática de trazer estabilidade e solidez
ao corpo e mente é essencial.
Ao inspirar plenamente
consciente e sentar-se calmamente você pode restabelecer a solidez interna.
Quando você senta seja na posição de lótus ou meio lótus, seu corpo e mente
ficam estáveis, especialmente ao você reunificar seus cinco skandas através da
respiração consciente. Os cinco skandhas são o corpo, os sentimentos, as
percepções, as formações mentais e a consciência. Se você puder manter sua
atenção focada na sua respiração, terá uma fundação firme para reconhecer,
aceitar e abraçar tudo o que está acontecendo dentro de você.
Usando sua inteligência e
sua compaixão, você será capaz de encontrar sua saída para qualquer dificuldade
que surja na sua vida diária. Isto te dá grande confiança na sua capacidade,
tornando você ainda mais sólido.
Inspirando, eu me vejo
como uma montanha
Expirando, sinto-me
estável e sólido.
Praticar o retorno e a
tomada de refúgio na nossa ilha interior ajuda a gerar grande estabilidade. Você
tem um caminho espiritual e sabe que está caminhando nele, portanto não tem mais
nada a temer – e isso te ajuda a ser ainda mais sólido. Seu caminho é o caminho
do desenvolvimento da plena atenção, concentração e insight – o caminho dos
Cinco Treinamentos de Plena Atenção. Estes Cinco Treinamentos nos guiam em
direção à proteção da vida, a compartilhar com aqueles que precisam, a evitar o
engajamento em relações sexuais não saudáveis, a ouvir profundamente e usar a
fala amorosa e a consumir conscientemente com compaixão pelo corpo e
mente.
Sou espelho como a
água
A imagem de uma piscina
refletindo a luz representa uma mente tranqüila. Quando a mente não é perturbada
por formações mentais como raiva, ciúmes, medo ou preocupações, ela está calma.
Visualize um claro lago alpino refletindo nuvens, o céu e as montanhas ao redor
tão perfeitamente que se você fotografasse sua superfície, todos pensariam que
você havia tirado a foto da paisagem. Quando nossa mente está calma, reflete
acuradamente, sem distorção. Respirar, sentar e andar com plena atenção acalma
as formações mentais perturbadoras tais como a raiva, o medo e o desespero, nos
permitindo ver a realidade mais claramente.
No Sutra da Plena
Consciência da Respiração, um dos exercícios recomendados pelo Buda é
chamado “acalmando formações mentais”. Nesse caso, formações mentais
especificamente significa estados mentais negativos tais como ciúme, preocupação
e assim por diante. “Inspirando, eu reconheço as formações mentais presentes em
mim.” Quando chamamos as formações mentais vemos através de seus nomes: “Esta é
irritação.”; “Esta é ansiedade”; e assim por diante. Não procuramos suprimi-los,
julgá-los ou empurrá-los para longe. Simplesmente reconhecer sua presença é
suficiente. Esta é a prática do simples reconhecimento; não agarramos nem
tentamos nos livrar de nada do que passa pela nossa mente.
“Expirando, eu acalmo
minhas formações mentais”. Ao respirar plenamente consciente enquanto
reconhecemos e abraçamos as formações mentais, damos uma chance a elas de se
acalmarem. Isto é similar ao exercício apresentado anteriormente para acalmar o
corpo, isto é, relaxar as tensões e dor que existem no corpo, que também foi
ensinado pelo Buda no Sutra da Plena Consciência da
Respiração.
Você é um praticante de
meditação, o que significa na verdade praticar olhar em profundidade e
contemplar e não apenas aprender sobre o Zen com um objeto de estudo teórico ou
intelectual. Portanto, você deveria se treinar para acalmar as formações mentais
perturbadoras e as emoções quando elas se manifestam. Apenas desta maneira você
será capaz de ser mestre de seu corpo e mente e evitar criar conflitos dentro de
si mesmo, com seus amados e outros.
Alguns jovens são
incapazes de lidar com as tempestades emocionais que surgem neles, como ira,
depressão, desespero entre outras e por isso querem se matar. Estão convencidos
que o suicídio é a única maneira de parar o seu sofrimento. Nos Estados Unidos,
aproximadamente 9.500 jovens cometem suicídio a cada ano e a taxa é ainda maior
no Japão. Parece que ninguém os está ensinando o caminho de lidar com suas
emoções fortes.
Se pudermos mostrar-lhes
o caminho para se acalmarem e libertá-los das garras do pensamento suicida, eles
terão uma chance de voltarem e abraçarem a vida novamente. Mas precisamos
aplicar a prática em nós mesmos antes que possamos tentar mostrar aos outros.
Não esperamos até que estejamos devastados por alguma emoção para começarmos a
praticar. Comece agora, de forma que na próxima vez que uma onda de emoção
surja, você saiba como tomar conta dela.
Primeiramente, você
precisa saber que uma emoção é apenas isso – uma emoção – mesmo que seja uma
grande e forte emoção. Você é muito maior, bem maior que esta emoção. Nossa
pessoa – o território de nossos cinco skandhas (corpo, sentimentos,
percepções, formações mentais e consciência) é imenso. Emoções são apenas uma
categoria das muitas diferentes formações mentais que temos. Elas vêm, ficam por
um tempo, e depois vão. Porque deveríamos ter que morrer por uma
emoção?
Olhe para emoções fortes
como um tipo de tempestade. Se soubermos técnicas para resistirmos aos efeitos
da água, poderemos sair intactos. Uma tempestade pode durar uma hora ou um dia.
Se dominarmos os modos de nos acalmarmos e estabilizarmos nossa mente, poderemos
atravessar as tempestades emocionais com relativa facilidade.
Sentando na posição de
lótus ou deitando, comece respirando com sua barriga. Mantenha sua mente
inteiramente na barriga enquanto ela sobe com cada inspiração e desce com cada
expiração. Respire profundamente, mantendo atenção total ao seu abdômen. Não
pense. Pare todas as suas ruminações e apenas foque na sua
respiração.
Quando as árvores estão
debaixo de uma tempestade, o cume fica oscilando e tem o maior risco de ser
danificado. O tronco de uma árvore é mais estável e sólido. Ele tem muitas
raízes alcançando as profundezas da Terra. Os cumes das árvores são como nossa
mente, nossa mente pensante.
Quando uma tempestade
surge em você, saia do cume e vá para o tronco por segurança. Suas raízes
começam no seu abdômen, ligeiramente abaixo do umbigo, em um ponto de energia
chamado como tan tien na medicina chinesa. Coloque toda a sua atenção
nessa parte da barriga e respire profundamente. Não pense sobre nada e ficará
seguro enquanto a tempestade de emoções estiver soprando. Pratique a cada dia
por cinco minutos e depois de três semanas você será bem sucedido ao lidar com
as emoções seja quando for que elas surjam.
Ao se ver passando pela
tempestade sem se ferir, você ganhará mais confiança. Pode dizer a si mesmo, “Na
próxima vez, se a tempestade de emoções voltar, não ficarei com medo ou tremerei
porque sei como superá-la.” Pode ensinar isso para as crianças também, de forma
que elas possam desfrutar do sentimento de segurança que a respiração da barriga
dá a elas.
Tome a mão de seu filho e
diga a ele para respirar com você, colocando toda a atenção no abdômen. Apesar
de ser apenas uma criança, ele pode ter emoções fortes e pode aprender o caminho
através delas. Primeiramente, ele precisará de sua assistência, mas depois ele
poderá ser capaz de fazer sozinho. Se você é um professor, pode ensinar a
respiração abdominal para os seus alunos. Se pelo menos alguns deles usarem a
prática, depois, quando o redemoinho de emoções começar dentro deles, eles não
serão levados a cometer suicídio, e você terá salvado vidas.
Praticar na posição
sentada é melhor, mas você também pode praticar deitado. Se estiver nesta
posição pode colocar uma garrafa de água quente no seu abdômen.
(Do livro “Peace is every breath” –
Thich Nhat Hanh)
Maria Elisete Shalom...
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