Nós somos a única espécie, além dos animais que domesticamos, que toma leite depois da infância. Um hábito que mantemos mesmo sabendo, hoje, que o leite de vaca não faz exatamente bem à saúde.
A boa notícia aos que usam diariamente leite é que é possível produzi-lo com qualquer castanha, grão ou semente. Extratos vegetais, ou leite vegetal como são mais popularmente conhecidos, são uma ótima alternativa ao leite de vaca, além de oferecerem novos sabores e texturas. Além disso, servem perfeitamente aos intolerantes a lactose ou vegetarianos. Sem nenhum resquício de origem animal, é possível usar o ingrediente para preparar variados tipo de receitas, doces e salgadas.
Todos os leites vegetais podem ser aquecidos, mas nunca fervidos, pois podem talhar. Bem tampados na geladeira duram cerca de 3 dias. Todos devem ser coados ao final. Se o coador for de pano, dê preferência para um
tecido orgânico, assim não se contamina esse alimento tão saudável na última etapa.
Leite de amendoim. Foto: reprodução
1. Leite de Amendoim
Ingredientes:
1litro de água mineral ou filtrada
125gr de amendoim (cru e sem casca)
Modo de preparo: Lave bem o amendoim cru e sem casca, até a água sair limpa. Cubra as sementes com água e deixe de molho por 8 a 10 horas em temperatura ambiente. Em seguida, lave bem as sementes e as leve ao fogo com água. Assim que levantar fervura, deixe descansar por cinco minutos. Leve o amendoim já branco ao liquidificador, adicionando o 1 litro de água limpa. Triture bem e coe para separar o extrato dos resíduos.
Leite de aveia. Foto: reprodução
2. Leite de Aveia
O leite mais prático e barato para fazer em casa.
Ingredientes:
2 xícaras de aveia (em pó ou flocos)
4 xícaras de água mineral ou filtrada
Modo de preparo: Deixe a aveia de molho na água por, pelo menos, 1 hora. Bata tudo no liquidificador. Coe e coloque o extrato em uma
garrafa de vidro.
Leite de coco. Foto: reprodução
3. Leite de Coco
O leite de coco pode ser um ótimo substituto do leite para preparação de sobremesas, peixes e massas. Ele é rico em nutrientes que garantem um bom funcionamento do organismo, como o ferro, ácido Fólico e selênio. É também rico em fibras, o que garante a saúde intestinal.
Ingredientes:
1 copo de extrato de coco natural (claro)
5 copos de água quente
Modo de preparo: Retire a casca do coco. Corte o coco em pedaços até conseguir um copo. Bata tudo no liquidificador e coe.
Leite de quinoa. Foto: reprodução
4. Leite de Quinoa
Grão típico das regiões andinas, é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos como o ômega 3, além de ser rico em fibras. Dizem que a bebida tem valor nutritivo muito semelhante ao do leite materno.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de quinoa em grãos
250 ml de água
Modo de preparo: Coloque os grãos de quinoa na água, deixe ferver e jogue a água fora. Repita o procedimento, deixando a água ferver durante 15 minutos. Depois disso, liquidifique a quinoa com a água de seu cozimento e coe. Guarde o extrato em um recipiente de vidro.
Leite de gergelim. Foto: reprodução
5. Leite de Gergelim
Ingredientes
½ xícara de gergelim cru
200 ml de água mineral ou filtrada
Modo de preparo: Deixe ½ xícara de gergelim cru mergulhado em água limpa por 8 horas. Após 8 horas elimine a água do molho. Bata no liquidificador o gergelim hidratado (ou germinado) com 200 ml de água. Coe.
Processo para leite de semente de girassol. Foto: reprodução
6. Leite de Semente de Girassol
Ingredientes
½ xícara de semente de girassol
1 copo (200ml) de água mineral ou filtrada
Modo de preparo: Deixe a semente de girassol de molho em água limpa por cerca de 8 horas. Bata as sementes, com água, no liquidificador e coe.
Leite de inhame. Foto: ideianutri.com
7. Leite de Inhame
Ingredientes:
1 inhame japonês pequeno
1 xícara de água mineral ou filtrada
Modo de preparo: Descasque o inhame, corte-o em pequenos pedaços e bata-o no liquidificador com a água. Coe.
Leite de melão. Foto: vegetariamo.com.br
8. Leite de Melão
Ingredientes:
sementes de um melão
250ml de água mineral ou filtrada
Modo de preparo: Para fazer o leite, basta tirar com a ajuda de uma colher todas as sementes de um melão inteiro. Lave as sementes, deixe secando em um papel toalha por alguns minutos, e depois bata com 250ml de água filtrada. Coe.
Leite de amêndoas. Foto: reprodução
9. Leite de Amêndoas
O leite de amêndoas é popular no norte de África e no Oriente Médio e combina muito bem com shakes, vitaminas, cafés e chocolate quente, nossa receita bônus.
Ingredientes:
100g de amêndoas picadas
1 litro de água (a quantidade pode variar se você quiser um leite mais espesso ou mais fino)
Modo de preparo: Basta deixar as amêndoas, cruas e sem sal, de molho por uma noite. Jogue fora a água e coloque no liquificador, adicionando um litro de água, e bata por dois minutos. Coe e está pronto. Dura dois dias na geladeira. Dica: se não tiver tempo ou esquecer de deixar de molho, é possível deixá-las em água quente por meia hora.
Leite de arroz. Foto: reprodução
10. Leite de Arroz
De fácil digestão, leite de arroz tem sabor neutro e pode ser utilizado em diversas receitas. Dependendo do tipo de grão utilizado, o sabor muda.
Ingredientes:
1 xícara de arroz integral
1 litro de água
Modo de preparo: Ferva a água e despeje-a sobre o arroz em uma tigela grande. Deixe de molho por algumas horas ou de um dia para o outro. Escorra o arroz, descartando a água do molho. Em um liquidificador, bata o arroz com o litro de água. Coe e sirva.
Pelo
buscador teiaorganica.com.br você encontra todos os
ingredientes orgânicospara o preparo de extratos vegetais. Conheça os
produtores orgânicos e também quem comercializa.
Fontes: G1, VegetariAmo, Ideia Nutri, Café Bonobo.
(Visited 3.138 times, 7 visits today)