Pesquisa

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

AME A TODOS, SIRVA A TODOS.


Todos aqueles que se definem como buscadores espirituais são, definitivamente, buscadores da verdade. Essa Verdade, a absoluta (pois não está sujeita à relatividade do mundo fenomênico), leva à libertação.
Porém, muitas vezes, podemos cair na confusão de que a Verdade está fora de nós, e perdemos tempo e energia em uma busca sem sentido. Bhagavan Sri Sathya Sai Baba nos ensina a reconhecer e a orientar essa indagação sobre a verdade dentro de nós, onde ela reside.
Grande parte de seus ensinamentos compreendem extensas séries de livros (Chuvas de Verão, série dos Vahinis, Discursos, etc.) nos quais nos impulsiona e orienta para chegarmos ao descobrimento de nossa realidade final. As frases a seguir foram extraídas de sua imensa obra, e procuram mostrar as linhas gerais de seus ensinamentos.




AME A TODOS, SIRVA A TODOS.

AJUDAR SEMPRE, NUNCA FERIR.



O homem procura Deus e indaga sobre a natureza da Divindade. Sendo que Deus está dentro dele, qual é a necessidade de sair para procurá-Lo? Em primeiro lugar, o homem deveria se empenhar em entender sua verdadeira natureza, que é Sathyam, Jnanam e Anantham (verdade, sabedoria e infinitude). Deus proporcionou ao homem os Vedas e outras escrituras para abrir seus olhos para a verdade de que é essencialmente divino. Neste mundo, cada homem está dotado de verdade, retidão e amor. O homem é a encarnação de Sath, Chit e Ananda (Ser – Consciência – Bem-aventurança). Esses atributos são realmente divinos.


O fim da sabedoria é a Liberdade.
O fim do conhecimento é o Amor.
O fim da educação é o Caráter.


O que significa Ahimsa (não-violência)? Não se trata meramente de se abster de prejudicar ou ferir a outros. Implica também abster-se de prejudicar ou ferir a si mesmo. Em termos de linguagem, devemos examinar se nossas palavras causam dor. Devemos cuidar que nossa visão não esteja contaminada com intenções ou ideias más, nem se prestar a ouvir fofocas. Todas essas coisas prejudicam. Portanto, devemos cuidar para não ver, ouvir, falar, pensar ou agir com maldade. Como determinar o que é mau? Consultando a consciência. Cada vez que agirem em contra dos ditados da sua consciência, conseguirão maus resultados.


Há apenas uma religião, a religião do amor.
Há apenas uma linguagem, a linguagem do coração.
Há apenas uma casta, a casta da humanidade.
Só existe um Deus, e Ele é Onipresente.


Lembre que você não é este corpo; este corpo não pode ser você. Você és Isso (Tat Twam Asi). Você é a Consciência Suprema. Esse é o ensinamento mais sublime e mais sagrado: você é a indestrutível Consciência Suprema.


A política sem princípios,
a educação sem caráter,
a ciência sem humanidade,
a religião sem amor,
o comércio sem ética
não são apenas inúteis,
mas completamente perigosos.


Mantenham este pensamento em sua mente: “Não sou meramente um homem, sou a encarnação da Divindade”. Estabeleçam essa convicção e perceberão essa verdade. Como se diz, Brahmavid Brahmaiva Bhavanthi (o conhecedor de Brahman em verdade se converte em Brahman, quer dizer, Deus). Se perceberem a si mesmos como divinos, se tornarão divinos. Se vocês se considerarem um ser humano, continuarão sendo. Mesmo quando sua forma seja a de um ser humano, em vocês reside o princípio Átmico. Para reconhecer o Atma, mantenham seu coração puro e desprovido de negatividade.


Não permitam que sua mente se ocupe dos vícios e dos defeitos dos outros; ela se contaminará com isso. Concentrem sua mente na beleza e nas virtudes dos outros, pois, desse modo, ela se purificará.


As mulheres devem se dar conta de que, independente de sua educação ou cargo, sua obrigação primordial é a de proteger o lar. Onde quer que se honre as mulheres haverá prosperidade e felicidade. As mulheres nunca devem ser menosprezadas ou tratadas com irreverência. Um lar em que a mulher derrama lágrimas se verá privado de todo bem-estar.


O amor dá e perdoa;
O "ego” toma e esquece.


Suponham que vocês veem um avião no céu; alguém lhes diz que um piloto o está conduzindo, mas vocês não acreditam porque não podem vê-lo de onde vocês estão. Podem entrar no avião para comprová-lo, mas não podem negar sua existência enquanto estão em terra firme. Devem deduzir que há um piloto no avião. Da mesma forma, ao contemplar o universo, devem deduzir a existência de Deus, e não negá-lo apenas porque não podem vê-Lo.


Deixem que seu barco flutue sobre as águas, mas não permitam que estas entrem nele. Estejam no mundo, mas não sejam do mundo. Esse é o segredo de uma vida bem-sucedida.


Quem é você? O Atma. De onde você veio? Do Atma. Para onde vai? Para o Atma. Por quanto tempo você estará aqui? Enquanto estiver ocupado em assuntos sensoriais. Onde você está? No mundo irreal e em permanente mudança. Em que forma? Como Anatma (o que não é Atma). A que tarefa se dedica? A tarefas que se diluem. Então, o que você deveria fazer de agora em diante? Renunciar a elas e se esforçar para se fundir no Atma.


O Amor no pensamento é Paz.
O Amor na ação é Retidão.
O Amor na palavra é Verdade.
O Amor na compreensão é Não-violência.


Unicamente seguindo o caminho do amor vocês poderão experimentar a felicidade. Assim como o mero enunciado dos pratos do cardápio não pode acalmar sua fome, da mesma forma, a menos que digam palavras doces e realizem boas ações, não poderão desfrutar da doçura da vida nem ser felizes. Todos vocês são filhos da imortalidade e encarnações da bem-aventurança. O motivo pelo qual buscam a felicidade é porque surgiram dessa Origem, a felicidade. Da mesma forma que o peixe nascido na água não pode viver fora dela, também o homem anseia a felicidade, onde quer que esteja e em qualquer coisa que faça. O homem estará inquieto até que retorne à felicidade da qual surgiu. A verdadeira bem-aventurança não se encontra neste mundo. Mantenham sua mente sempre em Deus – somente então terão paz e felicidade.


A ira é nosso pior inimigo,
a calma, nossa maior proteção.


Quando as dificuldades os afligirem, saibam que são a consequência de suas próprias ações passadas. Não culpem Deus nem se queixem Dele. Não deem atenção ao problema, nem o considerem como tal. Dediquem-se ao serviço aos outros e a realizar ações meritórias. Qualquer adversidade é um passo a mais para a bem-aventurança infinita.


Se a riqueza se perder, nada se perde.
Se a saúde se perder, algo se perde.
Se o caráter se perder, tudo se perde.


Riqueza, educação, status social, etc. de nada servem sem caráter. O caráter é como a fragrância da flor; confere valor e mérito. Poetas, pintores, artistas e cientistas talvez sejam admiráveis em seus próprios campos, mas, sem caráter, não podem ter uma verdadeira categoria. Poderíamos nos perguntar se todos aqueles que são tratados agora com respeito pela sociedade possuem um caráter que lhes dê direito a ser considerados grandes, mas a sociedade está sujeita a modas que variam a cada dia. A natureza básica de um caráter impecável é eterna, e se mantém invariável sejam quais forem as vicissitudes da sociedade. Entre as qualidades que conformam um caráter irrepreensível estão o amor, a paciência, a tolerância, a constância, a caridade – estas são as de primeira ordem e devem ser honradas.


O amor vê a todos como uma família Divina.


Os Vedas declaram: “Venerem a mãe como a Deus, venerem o pai como a Deus, venerem ao mestre como a Deus, venerem o hóspede como a Deus”. Cada um tem a divindade em si; portanto, não devemos menosprezar ou ignorar ninguém.


A paciência é toda a força de que o homem precisa.



Quando querem vencer um inimigo poderoso, devem buscar a ajuda de alguém mais poderoso que seu inimigo. Da mesma forma, para vencer o poder da Maya (a Ilusão que cria ignorância), o homem precisa buscar a Graça Divina. Somente Deus (Madhava) é mais poderoso que Maya. Entregando-se ao Divino e enchendo seu coração de amor e devoção, podemos enfrentar todos os desafios da vida.


Quando se voltarem para Deus, Deus se voltará para vocês!


O homem deve possuir somente a riqueza que for essencial para ele. É como o tamanho dos sapatos: se estiverem muito soltos, não se pode caminhar, e se estiverem muito apertados, não se pode calçá-los. Não importa quão grande é o lago onde o cão bebe água, ele só beberá a água que precisa. Da mesma forma que o sangue, o dinheiro deve circular para assegurar a saúde.


Qualquer coisa que fizermos, boa ou ruim, nos seguirá. Colhemos os frutos das ações e dos desejos.


Não há necessidade de que se esgotem buscando Deus. Ele está aí. Ele não vem de um lugar e vai para outro. Ele se encontra aqui, ali, em todas partes. Desde o átomo até o cosmos, desde o microcosmo ao macrocosmo. Ele é tudo.


A bem-aventurança não é algo que nos chega. É nossa natureza verdadeira e permanente. É preciso despertá-la e merecê-la.


Não se inflem de orgulho quando os outros os louvarem,
não se sintam abatido quando os culparem.


Não se deve responder às palavras dos malvados. Fiquem longe deles, pelo bem de vocês. Se for necessário, cortem sua relação com essas pessoas.


Caminhem para a luz e a sombra irá atrás.
Caminhem afastando-se da luz,
e estarão seguindo sua própria sombra.


Enquanto continuarem emaranhados no mundo sensorial, não poderão distinguir o real do irreal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

MÃE DIVINA





Minha mãe minha rainha
Foi ela que me entregou
Para mim ser jardineiro
No jardim de belas flores
No jardim de belas flores
Tem tudo que procurar
Tem primor e tem beleza
Tem tudo que Deus me dá
Todo mundo recebe
As flores que vêm de lá
Mas ninguém presta atenção
Ninguém sabe aproveitar
Para zelar este jardim
Precisa muita atenção
Que as flores são muito fina(s)
E não podem cair no chão
O jardim de belas flores
Precisa sempre aguar
Com as prece(s) e os carinhos
Ao nosso pai universal

- Mestre Irineu-






OM - BHUR BHUVA SWAH
TAT SAVITUR VARENAYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

Em um mundo melhor,
a lei natural é a do amor.
Em uma pessoa melhor,
sua natureza também é amorosa.
O amor é o princípio
que cria e sustenta as relações humanas,
O amor espiritual leva ao silêncio,
e esse silêncio tem o poder de unir,
orientar e liberar as pessoas.
E mais, quando o seu amor é aliado à fé,
cria uma forte estrutura para a iniciativa e a ação.
Lembre-se: o amor é um catalisador para mudanças,
desenvolvimento e conquistas.

Por Brahma Kumaris






Encontre mais músicas como esta em Portal Arco Íris-Núcleo de Integração e Cura Cósmica