Pesquisa

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Yoga para Mulheres – Período pós-menstrual (lua crescente no corpo)


Início: 24 horas após o término do sangramento.
Término: aproximadamente 5 dias após o término dosangramento.
O que acontece no corpo: o nível de estrogêniocomeça a subir. O útero, os rins e o fígado estão se recuperando de seu intensotrabalho. Se você não toma anticoncepcionais, um óvulo começa a amadurecer emseus ovários. Seu corpo está se preparando para a ovulação e reprodução.
Neste período, direcione sua atenção para: revigorar, despertar,estimular.
Função dos yogasanas: ajudar na eliminação detoxinas remanescentes, tonificar e nutrir os órgãos envolvidos, revigorar todoo corpo.

Uttanasana (postura do alongamento intenso para frente – variações)

Ações: junte os pés e distribua o peso por igual nosdois, alongue-se pra cima a partir da parte interna das coxas, e gire-as pradentro. Deixe pernas e joelhos firmes, erga os braços acima da cabeça, leve acintura pra cima. Na expiração, flexione o quadril, deixe as pernas em 90º e ascostas retas, leve o topo da cabeça paralelo ao chão e apoie as mãos sobreblocos ou cadeira. Permaneça por 30 a 60 segundos. Para sair, mantenha as coxasfirmes, leve as mãos no quadril, o peito à frente e levante-se devagarinspirando.

Benefícios: pacifica ansiedade e irritação. Tonifica e“levanta” o útero, fígado, baço e rins, que ficaram sobrecarregados durante amenstruação.
Cuidado: se tiver dor de cabeça, apoie o topodela numbloco ou cadeira.

Janu sirsasana (postura da cabeçano joelho)

Ações: sente-se no chão com as pernas esticadas àfrente. Flexione o joelho direito e aproxime o calcanhar da virilha direita.Empurre o joelho direito para trás o máximo possível. Passe um cinto abaixo dabola do pé esquerdo e estique a perna esquerda firme em direção ao chão. Vire oabdômen e alinhe o peito com a perna esquerda. Flexione o quadril para frente epuxe o cinto para trás. Se for possível, segure no pé esquerdo, e leve do púbisao peito na direção dele. Mantenha a coluna e a cabeça erguidas. Permaneça por15 a 20 segundos e troque de lado, mantendo o mesmo tempo.
Benefícios: tonifica os órgãos reprodutores e os músculosque os sustentam, a leve torção traz flexibilidade para a coluna vertebral.

Viparita karani (postura com as pernas contra aparede – e ciclo)

Ações: coloque dois cobertores dobrados estreitos auns 10 cm da parede. Sente-se neles com o quadril tocando a parede e com oapoio das mãos vá se deitando, mantendo os glúteos na parede, suba as pernas eapoie-as na parede. Caso sinta tensão nas pernas ou nas costas, afaste um poucoas nádegas da parede. Deitada, você mantém os glúteos descendo na direção dochão; a base das costas e as costelas no cobertor; os ombros, pescoço e cabeçaapoiados no chão. Se houver desconforto no pescoço, coloque um cobertor dobradosob ele e a cabeça. Gire as palmas das mãos pra cima e relaxe os braços.Permaneça com os olhos fechados por 5 minutos.

Ciclos:
Sem mover o tronco, deixe que as pernas se abram paraos lados. Permaneça com os olhosfechados por 3 a 5 minutos.
Sem mover o tronco, flexione os joelhos e una asplantas dos pés. Permaneça com os olhos fechados por 3 a 5 minutos.

Sem mover o tronco, cruze as canelas próximo aostornozelos. Permaneça com os olhos fechados por 2 minutos. Troque o cruzar daspernas e permaneça com os olhos fechados por mais 2 minutos.

Sem mover o tronco, escorregue para trás até o quadrilchegar ao chão, troque o cruzar das pernas, apoiando-as no cobertor. Permaneçacom os olhos fechados por 2 minutos. Troque o cruzar das pernas e permaneça comos olhos fechados por mais 2 minutos.
Para sair da postura, apoie a planta dos pés naparede, traga as coxas no peito, escorregue para trás, gire para o lado direitoe levante-se devagar com o apoio das mãos.

Benefícios: acalma os nervos, equilibra o sistemaendócrino, alivia fadiga, aumenta o fluxo de sangue na pelve, relaxacompletamente o corpo inteiro.

Cuidado: não faça esta postura se estiver menstruada. Seestiver com dor de cabeça relacionada à tensão ou enxaqueca, coloque um apoiosobre a testa durante toda a permanência.

Savasana (postura do cadáver – variação comjoelhos sobre bolster, cabeçano cobertor)

Ações: alongue braços e pernas, apoiando os joelhossobre um cobertor enrolado. Vire palmas das mãos pra cima. Apoie todo o pescoçoe a cabeça sobre um cobertor dobrado bem baixinho. Expire soltando o corpotodo, principalmente as paredes da vagina, o abdômen, a base das costas, osombros, pescoço, músculos faciais. Respire profundamente. Permaneça com osolhos fechados por 5 a 10 minutos. Para sair, dobre as pernas, role para o ladodireito e levante-se com o apoio das mãos.
Benefícios: acalma, alivia fadiga, ansiedade. Relaxandoprofundamente, alivia desconfortos em geral.


Fabiana é instrutora de Hatha Yoga, baseada no método Iyengar, tem 34 anos e pratica há 11. Formada em Arquitetura e Urbanismo, se especializou em Design Gráfico. No passado praticou Kundalini Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga. Quando decidiu se aprofundar no método Iyengar Yoga, iniciou sua formação com Kalidas Nuyken e está finalizando a mesma com Sandro Bosco, em São Paulo. Dedica-se aos estudos, cursos, práticas e ensino deste método. Estudou Biopsicologia com a Dra. Susan Andrews, no Instituto Visão Futuro, com foco em processos de auto-realização do ser humano. Com interesse também em ferramentas como psico-geografia, bioenergética e anatomia emocional, desenvolve no momento um projeto de pesquisa sobre a construção da imagem corporal e outros impactos psicológico-comportamentais da prática de Iyengar Yoga em habitantes de centros urbanos contemporâneos. Editora do blog Moksha Yoga.http://yogapelapaz.blogspot.com/2011/12/yoga-para-mulheres-periodo-fertil-lua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.