Pesquisa

terça-feira, 21 de junho de 2011

O serviço como prática espiritual


O serviço ao homem é serviço a Deus- Sathya Sai Baba


Os tratados de espiritualidade e os grandes Mestres que encarnaram na Terra indicaram três caminhos para o desenvolvimento da consciência espiritual do ser humano e para obter a meta suprema: a Autorrealização.
Um deles é o caminho do Serviço, ou Karma Yoga; o outro, o caminho Devocional, ou Bhakti Yoga; e o terceiro, o do conhecimento, ou Jnana Yoga.
Cada ser humano, conforme seu estado de consciência, sua personalidade e sua etapa de vida, escolhe um desses caminhos e o pratica com maior intensidade que os outros.
O serviço como caminho de desenvolvimento espiritual tem certas características que o diferenciam do serviço realizado por organizações de caridade e de solidariedade. É muito importante compreender essas qualidades para que as ações de serviço deem seus frutos na área espiritual.
O primeiro passo para transformar a ação de serviço em uma disciplina espiritual é dedicar a ação a Deus e reconhecer que é Ele quem nos dá a oportunidade, a capacidade, os meios e a vontade de servir.
O segundo requisito é desapegar-se dos resultados, não esperar nenhum fruto. Assim, o serviço se transforma em uma oferenda que purifica a nós mesmos e a quem o recebe.
Sathya Sai Baba diz que dar é espiritual e receber é mundano, que Deus só sabe dar e o homem só sabe receber. Portanto, um dos passos para que o homem perceba sua natureza divina é aprender a dar.
Nas citações a seguir de Sathya Sai podemos ver a essência do que transforma uma ação de serviço em uma disciplina espiritual.
“O serviço em todas suas formas, em todo o mundo, é principalmente uma disciplina espiritual e uma limpeza mental.”

"Cada ação de serviço é um passo para o objetivo primordial da Libertação.”

“O serviço ao homem é serviço a Deus. O homem não é simplesmente um ser humano, é uma encarnação da Divindade. Todas as ações de serviço oferecidas a outros devem ser consideradas como um serviço realizado a Deus."

“Quando se oferece leite a uma criança faminta, ou um cobertor a um irmão que treme de frio na rua, vocês estão simplesmente entregando um presente de Deus nas mãos de outro receptor do princípio divino.”

“Não importa tanto a ação de serviço em si, mas o motivo que a impulsiona.”

“Sirvam porque estão impulsionados pelo amor. Quando triunfarem, lembrem-se de que o sucesso se deve à Graça de Deus, quem os impulsionou a realizar o serviço."

“Sem a inspiração dada por essa atitude, o impulso secaria e se desvirtuaria para uma atitude de orgulho e pompa.”

“Não sirvam para receber recompensa ou reconhecimento, ou para ganhar a gratidão da pessoa que recebe o serviço, ou para demonstrar sua superioridade em habilidades, riqueza, status ou autoridade.”

“O serviço deve ser oferecido de forma desinteressada. Assim, ele se transforma em espiritualidade.”

“Nenhuma alegria pode se equiparar com a alegria de servir aos outros.”

 “Sem a vontade de Deus, nem uma folha de grama se move no vento. Preencham cada momento com gratidão ao doador e ao recipiente de todas as dádivas."

“O propósito da vida é crescer no amor, expandir esse amor e fundir-se com Deus que é amor, e a melhor forma de conseguir isso é através do serviço. Não existe disciplina como o serviço para a erradicação do ego.”

“Simplesmente pensem por um momento: vocês estão servindo a Deus? Ou Deus está servindo a vocês?

“Deus serve e permite a vocês pensarem que vocês serviram.”

“Toda pessoa instruída deve se comprometer no serviço desinteressado à sociedade, com humildade e um coração puro.”

“Qual é o propósito de ser um ser humano? Não é viver uma existência animal. O homem existe para o serviço. Cada ser humano deve devolver à sociedade, através do serviço, o que recebeu dela.”

“Devem oferecer serviço aos necessitados, aos abandonados e aos que sofrem. Quando os servirem, devem ter em mente que estão servindo ao próprio Deus nessa forma particular.”

“Se querem purificar a mente que agora está encoberta pela sujeira das experiências de muitos nascimentos anteriores, empreendam o serviço desinteressado com sinceridade.”

“Somente através da autoindagação e do serviço o homem pode transformar a natureza animal nele."

“A primeira lição no serviço deve ser aprendida no próprio círculo familiar. Pai, mãe, irmãos e irmãs, nesse limitado grupo que está muito unido devemos nos comprometer no serviço amoroso e preparar-nos para o serviço mais amplo que nos espera fora do lar.”

“O caráter de cada membro individual determina a paz e a prosperidade de toda a família. O caráter de cada família é o fator básico que determina a felicidade e a alegria da aldeia ou da comunidade. E o progresso da Nação se baseia na força e felicidade das comunidades que são seus componentes.
Portanto, para o bem-estar do país e de todo o mundo, o espírito de serviço, um entusiasmo vital, uma imaginação construtiva e uma motivação pura são, todos, urgentemente necessários.”

“Ajudar sempre, ferir jamais.”

 


http://www.h2hlatino.org/el-servicio-como-practica-espiritual.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

MÃE DIVINA





Minha mãe minha rainha
Foi ela que me entregou
Para mim ser jardineiro
No jardim de belas flores
No jardim de belas flores
Tem tudo que procurar
Tem primor e tem beleza
Tem tudo que Deus me dá
Todo mundo recebe
As flores que vêm de lá
Mas ninguém presta atenção
Ninguém sabe aproveitar
Para zelar este jardim
Precisa muita atenção
Que as flores são muito fina(s)
E não podem cair no chão
O jardim de belas flores
Precisa sempre aguar
Com as prece(s) e os carinhos
Ao nosso pai universal

- Mestre Irineu-






OM - BHUR BHUVA SWAH
TAT SAVITUR VARENAYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

Em um mundo melhor,
a lei natural é a do amor.
Em uma pessoa melhor,
sua natureza também é amorosa.
O amor é o princípio
que cria e sustenta as relações humanas,
O amor espiritual leva ao silêncio,
e esse silêncio tem o poder de unir,
orientar e liberar as pessoas.
E mais, quando o seu amor é aliado à fé,
cria uma forte estrutura para a iniciativa e a ação.
Lembre-se: o amor é um catalisador para mudanças,
desenvolvimento e conquistas.

Por Brahma Kumaris






Encontre mais músicas como esta em Portal Arco Íris-Núcleo de Integração e Cura Cósmica