Pesquisa

terça-feira, 21 de junho de 2011

Programa Sathya Sai de Educación en Valores Humanos



“A educação não é para a simples subsistência; é para a vida, uma vida mais plena, com mais sentido, mais útil. Não há nada de errado em que também seja utilizada para obter um emprego bem remunerado. Entretanto, o homem instruído deve ser consciente de que a existência não é tudo, que o emprego não é tudo. A educação não é para desenvolver a faculdade da discussão, a crítica ou para obter uma eventual vitória sobre seus oponentes, ou exibir seu domínio da linguagem ou da lógica. O melhor estudo é aquele que ensina a conquistar este ciclo de nascimento e morte e que faz com que vocês não se perturbem com a fortuna ou os golpes do destino. Esse estudo começa onde o estudo de vocês termina.” - Sathya Sai Baba

A maioria dos educadores reconhece que uma parte importante da missão da educação é transmitir o conhecimento e as habilidades necessárias para navegar através desta viagem da vida de forma segura, eficaz e com alguma felicidade. Entretanto, em nossos modernos sistemas educacionais, com demasiada frequência coloca-se uma ênfase incrível na aquisição de habilidades e conhecimentos que permitam ao estudante encontrar um emprego ou praticar uma profissão.
Com muita frequência, o processo educacional se transforma em uma procissão de estudantes que passam por um exercício mecânico. A educação mundana em muitos lugares transformou-se em uma linha de montagem na qual "educar" significa "matricular, inculcar e em seguida graduar".
A preocupação com esse aspecto distorce o papel mais profundo e importante da educação. Sri Sathya Sai Baba afirma: “O fim da educação é o caráter”. Ele declarou que os atributos do caráter encontram-se naquele que pratica os valores humanos universais de Amor, Verdade, Retidão, Paz e Não-violência. Finalmente, assegurou-nos que esses valores são inerentes a todos nós, e surgirão e prevalecerão em nosso ser à medida que cheguemos a conhecer a nós mesmos.
A mensagem é: primeiro, ir para dentro e se conhecer; depois, tirar a reluzir os Valores Humanos que permaneciam adormecidos e, finalmente, aplicar esses valores em nossas vidas diárias. Esse processo de Educare pode nos transformar individualmente, em seguida, à família, à sociedade, à nação e, finalmente, a todo o mundo. A paz que Educare nos dá individualmente é a pedra fundamental da paz mundial.



O papel dos professores

“Podem ensinar amor a seus alunos somente através do amor”
- Sathya Sai Baba



“Não posso te ouvir porque tuas ações falam mais alto”, afirma o sábio ditado popular. É porque o papel do professor é crítico no Educare. Os professores devem se esforçar para serem modelos dos valores humanos que constituem o núcleo do programa. Eles devem ser exemplos vivos. Isso nos lembra os grandes filósofos-professores da antiga Grécia, como Sócrates, que ensinavam não apenas falando e explicando, mas demonstrando os ideais elevados que eles abraçavam através de seu nobre caráter. Também nos lembra dos grandes santos e sábios de todas as religiões, os quais ensinaram e inspiraram, instruíram e transformaram.
Os milhares de educadores que se dedicaram ao longo de anos a levar a Educação Sathya Sai a cada região do planeta sempre permaneceram focados em sua missão de levar luz e amor ao mundo através de Educare.


Os diferentes sistemas do PSSVH
O Programa Sathya Sai em Valores Humanos distingue-se por promover o uso dos conhecimentos acadêmicos para benefício de toda a humanidade, e faz com que os estudantes levem uma vida com um sentido mais sublime que o denominador comum, aspirando ao desenvolvimento espiritual e intelectual de forma conjunta. Para promover o despertar desses valores, Sathya Sai Baba estabeleceu um sistema educacional na Índia completamente gratuito de escolas primárias e secundárias e uma reconhecida Universidade com pós-graduação, que trabalham tanto para o desenvolvimento do caráter quanto para a excelência acadêmica. O Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos (PSSEVH) é apresentado de forma direta como um plano de aulas separado aplicando diferentes técnicas para o desenvolvimento completo do potencial humano, e de forma indireta incorporando os princípios e os valores aos planos de aula (currículo), nos quais os cinco valores impregnam as diferentes matérias escolares. Além disso, é praticado em todas as atividades extracurriculares.
Entretanto, os PSSEVH não apenas proporcionam educação formal nos três níveis – primário, secundário e universitário – como também oferecem uma ampla e variada educação não-formal fora da escola. Essa educação é ministrada nos centros e grupos Sai de todo o mundo e em escolas complementares através de oficinas e seminários para crianças, adolescentes e adultos. Neles, combinam-se diferentes técnicas projetadas para abranger os diferentes aspectos do ser humano, como atividades grupais, relatos, visualizações criativas, meditação na luz, canções e jogos.
A universalidade desse sistema se faz evidente quando observamos sua repercussão no mundo: mais de 170 países o adotaram com sucesso.
Dessa forma, a verdadeira educação torna-se um processo de transformação que dura toda a vida. Os alunos buscam e encontram respostas às perguntas eternas: Quem sou eu? Por que estou aqui? O que devo fazer para obter uma felicidade duradoura e profunda? Como posso alcançar o mais elevado bem para mim mesmo e para o mundo?
O Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos é um todo em si mesmo. É universal.
Dá como resultado a mais profunda transformação e a maior felicidade para estudantes e professores igualmente.
                                                                  
O fim da sabedoria é a Liberdade,O fim do conhecimento é o Amor,O fim da educação é o Caráter.- Sathya Sai Baba



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.