.jpg)

A maioria dos educadores reconhece que uma parte importante da missão da educação é transmitir o conhecimento e as habilidades necessárias para navegar através desta viagem da vida de forma segura, eficaz e com alguma felicidade. Entretanto, em nossos modernos sistemas educacionais, com demasiada frequência coloca-se uma ênfase incrível na aquisição de habilidades e conhecimentos que permitam ao estudante encontrar um emprego ou praticar uma profissão.
Com muita frequência, o processo educacional se transforma em uma procissão de estudantes que passam por um exercício mecânico. A

A preocupação com esse aspecto distorce o papel mais profundo e importante da educação. Sri Sathya Sai Baba afirma: “O fim da educação é o caráter”. Ele declarou que os atributos do caráter encontram-se naquele que pratica os valores humanos universais de Amor, Verdade, Retidão, Paz e Não-violência. Finalmente, assegurou-nos que esses valores são inerentes a todos nós, e surgirão e prevalecerão em nosso ser à medida que cheguemos a conhecer a nós mesmos.
A mensagem é: primeiro, ir para dentro e se conhecer; depois, tirar a reluzir os Valores Humanos que permaneciam adormecidos e, finalmente, aplicar esses valores em nossas vidas diárias. Esse processo de Educare pode nos transformar individualmente, em seguida, à família, à sociedade, à nação e, finalmente, a todo o mundo. A paz que Educare nos dá individualmente é a pedra fundamental da paz mundial.
O papel dos professores
.jpg)
“Podem ensinar amor a seus alunos somente através do amor”
- Sathya Sai Baba
“Não posso te ouvir porque tuas ações falam mais alto”, afirma o sábio ditado popular. É porque o papel do professor é crítico no Educare. Os professores devem se esforçar para serem modelos dos valores humanos que constituem o núcleo do programa. Eles devem ser exemplos vivos. Isso nos lembra os grandes filósofos-professores da antiga Grécia, como Sócrates, que ensinavam não apenas falando e explicando, mas demonstrando os ideais elevados que eles abraçavam através de seu nobre caráter. Também nos lembra dos grandes santos e sábios de todas as religiões, os quais ensinaram e inspiraram, instruíram e transformaram.
Os milhares de educadores que se dedicaram ao longo de anos a levar a Educação Sathya Sai a cada região do planeta sempre permaneceram focados em sua missão de levar luz e amor ao mundo através de Educare.
Os diferentes sistemas do PSSVH
.jpg)
Entretanto, os PSSEVH não apenas proporcionam educação formal nos três níveis – primário, secundário e universitário – como também oferecem uma ampla e variada educação não-formal fora da escola. Essa educação é ministrada nos centros e grupos Sai de todo o mundo e em escolas complementares através de oficinas e seminários para crianças, adolescentes e adultos. Neles, combinam-se diferentes técnicas projetadas para abranger os diferentes aspectos do ser humano, como atividades grupais, relatos, visualizações criativas, meditação na luz, canções e jogos.
.jpg)
Dessa forma, a verdadeira educação torna-se um processo de transformação que dura toda a vida. Os alunos buscam e encontram respostas às perguntas eternas: Quem sou eu? Por que estou aqui? O que devo fazer para obter uma felicidade duradoura e profunda? Como posso alcançar o mais elevado bem para mim mesmo e para o mundo?
O Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos é um todo em si mesmo. É universal.
Dá como resultado a mais profunda transformação e a maior felicidade para estudantes e professores igualmente.
O fim da sabedoria é a Liberdade,O fim do conhecimento é o Amor,O fim da educação é o Caráter.- Sathya Sai Baba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.