Pesquisa

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ROSAS DE VERÃO NAS MONTANHAS AZUIS “Divinos Discursos”



DISCURSO DE ABERTURA
Como compreenderá o alicerce espiritual sem ter-se livrado da sua tamoguna (preguiça, ignorância) e da sua ira? Como você se interessará pelos aspectos espirituais sem ter-se livrado da sua rajoguna (atividade, desejo, agitação) e do seu temperamento? Na realidade, a melhor das três gunas ou qualidades é a satva (equilíbrio, pureza, clareza) que por si mesma promove devoção (bhakti), e esta é a melhor disciplina espiritual (sadhana). O que estou dizendo a vocês é a Verdade pura e simples.
                                                      
Encarnações do Divino Atma!
Rapazes e moças,  que são os futuros cidadãos deste país, a primeira coisa que o homem faz logo após seu nascimento, é tentar compreender sua mãe e seu pai. No contexto maior da comunidade em que vivemos, após compreendermos nossos pais, deveríamos  tentar compreender, em sua totalidade, o significado e o sentido da nossa pátria mãe e da nossa civilização. A história do nosso país e a história de nossas tradições e cultura são os nossos verdadeiros pais. Embora mais de 25 anos tenham transcorrido desde que conseguimos obter a independência de nosso país, [a Índia,] é um grande infortúnio que, nesse período todo de nossa independência, não tenhamos sido capazes de produzir um único texto ou Escritura que seja típico de sua cultura. Embora tenhamos tido várias oportunidades aqui de ouvir a história verdadeira, ainda assim não somos realmente capazes de reconhecer a essência de nossa civilização. Tal Verdade permanente, que não se altera com o tempo e nem é afetada ou modificada pelas revoluções, é a única que é a essência e forma verdadeira da nossa cultura. O significado profundo de tal Verdade representa a história de nosso país. Ao esquecer esta história sagrada, estamos tomando alternativas que são temporárias, transientes e artificiais. É por causa desta mudança que nenhum estudante conseguiu ainda retratar a verdadeira imagem de nosso país.

Infelizmente, hoje em dia todo estudante usa todo seu empenho para passar nos exames. Não fazem esforço algum para compreender a sabedoria por trás da verdadeira educação. Os estudantes de hoje estão desperdiçando suas vidas ao tentar adquirir textos e resumos baratos e, de alguma forma, por bem ou por mal, passar nos exames tentando colar de tais fontes baratas e até mesmo aterrorizando os professores. O homem gasta todo o seu tempo desta maneira trivial desde o momento em que acorda até a hora em que volta para a cama. Hoje em dia, o modo de viver do homem é tal que ele se torna dependente dos outros. O homem está sempre com pressa, e apenas gasta seu tempo correndo de uma coisa para outra. Corre para pegar um lugar no ônibus, corre para conseguir um lugar no cinema, corre para pegar uma vaga na universidade, corre toda sua vida para adquirir uma coisa ou outra. Até mesmo quando se empenha em fazer as coisas às pressas e correr atrás delas, ele tem o infortúnio de ter de esperar por tudo.
Nossa vida se parece à vida de um pássaro ou de um inseto, que depende dos outros para tudo.
Atualmente passamos todo o tempo lendo histórias fúteis. Não encontramos tempo para ler  histórias proveitosas e aspectos úteis de nossa cultura. Não apenas isto, o homem também quer tomar o caminho mais curto em tudo que deseja realizar. O homem não quer ter o trabalho de plantar e semear. Ele quer roubar a colheita preparada por outra pessoa. Não quer se dar ao trabalho para nada. Ele quer ganhar dinheiro roubando do bolso do próximo, e assim adotar todos os outros atalhos para o resto. Como é que o campo de visão de um homem pode se expandir se ele quer levar uma vida como esta?
Um homem cujo  Atmam não floresceu e cuja experiência espiritual ainda não foi despertada nunca compreenderá o propósito completo de sua vida. Nos dias em que vivemos, as pessoas pensam que educação é ter intimidade com um grande número de livros. Familiaridade com livros nunca poderá ser entendida como educação. Para esta vasta criação que vemos no universo, o fato de que existe uma inestimável força por trás de tudo é uma verdade que deveríamos reconhecer. Ainda que o nascimento e a morte de um homem possam nos parecer coisas comuns, é muito difícil compreender o segredo do nascer e do morrer. Ninguém está fazendo esforço algum para entender a razão da vida humana, do nascimento e da morte. Ninguém está tentando compreender a base disto. O homem não está fazendo nenhuma tentativa de compreender suas próprias obrigações e responsabilidades como ser humano. Por que é que existe tanta anarquia e confusão no mundo hoje em dia? Por que é que não há paz? Será que é porque não existem pessoas instruídas e porque não existem instituições educacionais? Não, existem bastantes, mas são as pessoas instruídas que não têm a cultura nem o campo de visão necessários em sua educação.
                                                     
As três qualidades básicas inerentes à toda a criação – tamas, rajas e satva.
A Centelha Divina, O Deus Interior... A realidade última de todos os seres segundo o hinduísmo. É a base do conceito da Imanênciade Deus, que é toda a Sua Criação; está presente em tudo, o Todo é uma Parte Dele, o Universo é a Sua Vestimenta.
Nosso país é conhecido como a casa do tesouro espiritual. E ainda assim nos esquecemos do nosso tesouro espiritual e força verdadeiros.
As crianças não estão compreendendo sequer o significado de educação. Se você adicionar “Ya” à palavra raiz “Vid”, então encontrará  Vidya. Aqui “Vid” quer dizer “iluminação” e “Ya” significa “aquilo”. Portanto, aquilo que dá iluminação e luz é Vidya. Só pode ser chamado de Vidya aquilo que lhe dá luz e destrói sua ignorância e também aquilo que lhe dá Sabedoria e Conhecimento. Aquilo que promove a ignorância e a escuridão não pode ser chamado de Vidya.
Desde os tempos mais remotos, o nosso país tinha sido o líder de todos os países do mundo. Ele desfrutava da posição de liderança nesse mundo e esse era o tipo de santidade de que gozávamos no passado. Caímos em tempos ruins porque não existem líderes hoje em dia que possam dar o exemplo de uma vida ideal e que possam passar tais ideais a outros países. A principal razão disto é que não há coerência nas pessoas entre as palavras proferidas e as ações que praticam. Vocês todos são os futuros cidadãos da Índia. Vocês são os cidadãos que farão crescer o bem-estar da Índia. Toda a prosperidade e bem-estar repousam em seus ombros. Suas vidas e seus corações são puros e sagrados. Eles são inabaláveis. Espero que vocês não permitam que a confusão e a anarquia que prevalecem no país abalem suas mentes puras, firmes e sagradas, e também espero que possam se tornar cidadãos ideais desse país.
Sempre falamos de disciplina. Continuar falando de disciplina sem que tenham força e fé para aceitá-la não adiantará nada. À disciplina e ao dever, deveríamos também adicionar devoção. Somente quando estes três Ds - Disciplina, Devoção e Dever  - estiverem juntos e firmemente implantados em seus corações é que esses corações estarão aptos a se tornarem sagrados. Infelizmente, hoje em dia, até mesmo as pessoas que se dizem altamente instruídas se mostram débeis na vida prática. Tais pessoas não compreendem o valor da verdadeira educação. Como um estudante acabou de mencionar, toda a educação se transformou em uma cuia de mendicância.
Os estudantes deveriam prestar algum serviço à comunidade depois de obter um diploma. Por outro lado, não é correto ir apenas em busca ou mesmo implorar por um emprego. Para este corpo que é como uma carruagem, o eixo que é o  Atma se tornou muito distante. É para retificar este defeito, isto é, remover a distância entre o corpo e o eixo, que teremos que praticar  yoga. Praticar  yoga não significa que se deve abandonar a família e a casa. Não significa que se deva ir a uma floresta para meditar. Hoje em dia, o homem se defronta  com muitos problemas na comunidade em que vive. Ser capaz de enfrentar estes problemas corajosamente e resolvê-los é o verdadeiro significado do  yoga. Cada homem anseia por felicidade e uma vida pacífica. Cada homem deseja uma posição respeitável dentro dasociedade em que vive e todos querem boa saúde, mas o merecimento desta felicidade, saúde e vida pacífica é parte do yoga.
Para sermos capazes de desfrutar desta paz e felicidade, teremos que seguir um caminho, e o caminho é o yoga de que estamos falando.
Na Bhagavad Gita, o  yoga que foi ensinado a Arjuna deu-lhe forças para não virar as costas para os problemas que o confrontavam. Arjuna recebeu a lição de que deveria enfrentar o problema e encontrar uma solução para ele. Este yoga que os estudantes devem praticar em suas vidas os capacitará a enfrentar o país, a comunidade e os problemas que possam surgir neles. Vocês encontrarão as soluções para os problemas e eles serão resolvidos pela Graça Divina. Todos deveriam observar os problemas da nação tanto quanto os próprios problemas. Deixem de lado o egoísmo em vocês e tratem os problemas da sociedade como se fossem seus próprios problemas, devendo resolvê-los. Faz-se necessário que os estudantes tomem as rédeas na solução de tais problemas.
Espero que aqueles que são estudantes dentre vocês sejam capazes de assimilar as mensagens dadas pelos anciãos em congregações sagradas como esta; e que moldem suas vidas de tal maneira que se tornem cidadãos úteis ao país. Espero que isto se torne possível. Dentre os animais que nascem neste mundo, nascer como ser humano é a coisa mais difícil e afortunada. Ao ter nascido como humano e ter adquirido o dom especial do intelecto, vocês devem santificar o seu nascimento humano e sua existência humana. Em vez de apenas falar dez coisas boas, vocês devem estar preparados para colocar em prática ao menos uma das dez coisas que pregam. Devem estar preparados para agir como servidores por toda vida. Nunca pensem em ser um líder. Sem ter se tornado um servo, não se pode ser um líder. Vocês devem primeiro aprender a servir antes de se tornarem líderes. O mundo hoje encontra-se nesse infeliz estado porque as pessoas se tornam líderes sem saber como se tornarem boas servidoras. Assim, vocês devem União; união com o Ser Supremo; qualquer curso ou método que faça tal união; também vários outros significados: conexão, harmonia; poder místico ou misterioso; encanto...(A Canção do Divino. A Gita está contida no Mahabharata e conta a história da batalha de Kurukshetra. Os 700 versos da Gita constituem o ensinamento espiritual dado por Krishna a seu discípulo Arjuna no campo de Batalha.)estar preparados para passar toda a sua vida a serviço da humanidade. Em um primeiro instante, devem servir seus próprios lares, depois devem servir sua cidade e depois seu estado e, então, seu país. Como se pode servir o país e esperar produzir resultados sem antes ter adquirido a habilidade de servir no próprio lar e produzir resultados no lar?
Estudantes!
Em primeiro lugar vocês devem dar alegria para o seu pai e sua mãe. De acordo com nossas tradições, a mãe e o pai que nos presentearam com este corpo humano têm que ser tratados como deuses, e se não pudermos lhes mostrar gratidão, nossas vidas não terão nenhum significado. Muitos santos grandiosos sacrificaram tudo o mais a fim de satisfazer o pai e a mãe. Santos como Chaitanya e Pundarika sacrificaram tudo para servir seus pais. Em primeiro lugar, vocês devem mostrar gratidão e dar alegria ao seu pai e sua mãe. Depois podem fazer um esforço para servir o país. Assegurem-se de que o tipo de trabalho que vocês empreendem não seja uma perda de tempo. Tudo é tempo para nós, e, de fato, o tempo é a própria base de tudo que vemos nesta criação. Se desperdiçamos tempo, estaremos jogando fora toda a nossa vida e nosso corpo. O significado de começarmos as aulas de verão hoje é que reconhecemos a força espiritual em nós. Devemos tomar medidas que promovam esta força espiritual e permitam que ela floresça para se tornar útil aos outros. Existem muitas organizações no mundo empenhadas no serviço comunitário, mas nossa Organização - a Organização Sri Sathya Sai - deve ter algo específico e distinto, mostrando um ideal para as outras Organizações. Estamos começando nossas aulas de verão hoje e muitas pessoas idosas e experientes virão para passar a vocês suas mensagens. Espero que vocês gravem estas mensagens em seus corações. Não somente gravar, mas também tentem colocá-las em prática. Eu os abençôo e encerro este discurso.




OM SAI RAM!!!

Fonte:http://www.sathyasai.org.br/discursos/chuvasdeverao/doc/rosas-de-verao.pdf





Maria Elisete Shalom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

MÃE DIVINA





Minha mãe minha rainha
Foi ela que me entregou
Para mim ser jardineiro
No jardim de belas flores
No jardim de belas flores
Tem tudo que procurar
Tem primor e tem beleza
Tem tudo que Deus me dá
Todo mundo recebe
As flores que vêm de lá
Mas ninguém presta atenção
Ninguém sabe aproveitar
Para zelar este jardim
Precisa muita atenção
Que as flores são muito fina(s)
E não podem cair no chão
O jardim de belas flores
Precisa sempre aguar
Com as prece(s) e os carinhos
Ao nosso pai universal

- Mestre Irineu-






OM - BHUR BHUVA SWAH
TAT SAVITUR VARENAYAM
BHARGO DEVASYA DHIMAHI
DHIYO YO NAH PRACHODAYAT

Em um mundo melhor,
a lei natural é a do amor.
Em uma pessoa melhor,
sua natureza também é amorosa.
O amor é o princípio
que cria e sustenta as relações humanas,
O amor espiritual leva ao silêncio,
e esse silêncio tem o poder de unir,
orientar e liberar as pessoas.
E mais, quando o seu amor é aliado à fé,
cria uma forte estrutura para a iniciativa e a ação.
Lembre-se: o amor é um catalisador para mudanças,
desenvolvimento e conquistas.

Por Brahma Kumaris






Encontre mais músicas como esta em Portal Arco Íris-Núcleo de Integração e Cura Cósmica