Pesquisa

sábado, 21 de maio de 2011

Sadhana ou Disciplina Espiritual...O Caminho Interior






15. Se as sementes da verdadeira sabedoria que Eu semeio, não germinam. Produzindo boas plantas, e não dão farta colheita, Eu também sou afetado. Por outro lado, se elas crescem e frutificam em boa ceifa de ananda, quão feliz serei! Este é meu alimento. Este é o serviço que você deve Me prestar. Nada é mais elevado que isto.

*ananda (Bem-aventurança Suprema, que só Deus é ,que só Deus dá.)*

16. Grandes poemas versam sobre a eterna sede do homem por Deus; são ricos da ambrosia que mitiga tal sede. Satisfazem e suscitam forças para sorrir às tribulações da vida. Sem o sadhana espiritual, sem o aguçar da visão, sem o aprofundamento dos contatos com a Fonte da Sabedoria, que está dentro de nós e dentro dos outros, a poesia não é mais que passatempo pálido e sem propósito.

17. As pessoas hesitam em entrar no campo do sadhana, embora anseiem pela colheita da alegria. Não estão dispostas a pagar o preço de uma simples empada e relutam em fazer o mínimo de esforço, no entanto desejam que moksha* caia do céu em seu regaço. Agradar-lhes-ia a visão de Deus, sem esforço, gravada em seus cérebros. Yajnavalkya deu à esposa, Maitreyi, imensa riqueza em ouro e gado,quando, em sua busca espiritual, ele deixou o lar. Ela lhe perguntou se aquilo tinha alguma utilidade. Ao ouvir de seu marido que eram efêmeros e baratos, se comparados com a riqueza da experiência espiritual, descartou tudo e se firmou no preciso valor de thapas* e sradha*. Através destas, Maitreyi alcançou alegria eterna. 
*moksha (libertação dos círculos reencarnatórios; libertação de samsara, escape às reencarnações compulsórias.)*
* thapas (austeridades ascéticas,’’queima’’, que resulta em purificação.)*
* sradha ( fé. )*

18. Estudar as escrituras e textos religiosos, sem que se faça esforço para praticar, resulta em má saúde. Ser falso à sua própria profissão destrói o auto-respeito e inicia um processo que leva ao envergonhar-se de si mesmo. Assim. Aprendem, mas pratiquem; comam, mas digiram. Este é o conselho que lhes dou.

19.  Só vocês devem assumir a resoluta determinação de plenamente usar esta chance. Vocês estão mais perto; e aqueles, mais longe. Q eu seja assim somente em relação ao espaço, e não conferência a Meu prema*. Para realizar o Senhor vocês devem receber bem agruras, desafios e sofrimentos. Devem se deter na repetição do Nome* e na visualização da Forma, firmemente e com Fé. Devem descartar todas as fontes de alegria vulgar e inferior.
* prema*( Amor (divino)
* Nome* (Baba ensina uma prática altamente rendosa aos que aspiram chegar a Deus. Escolha um dos inúmeros nomes de Deus ( Alah,Cristo,Krisnha, Jeová...) e escolha sua correspondente Forma Imagem.Enquanto repetir e pronunciar o divino Nome , deve ‘’pintar’’ mentalmente a Forma preferida. É uma fácil e frutífera prática meditativa.

20. Optem por confiar em sua graça, e se libertarão da enfermidade, a partir desse momento . Transfiram para Deus a fé que depositam nos medicamentos. Ponham confiança em Madhava*, não nos remédios. Estou atônito com o número de pessoas que recorrem a tabletes e tônicos. Recorram à prece, ao sadhana, ao japam*, e dhyanam*.Estas são as vitaminas de que precisam. Nenhum tablete é tão  eficaz quanto ramanama*. Eu lhes darei vibhuhi*, que lhes dará saúde. Vocês estão agora com a mente dividida como o homem que tinha de deixar o sapato fora do templo. Ele parou diante do altar com as mãos postas, murmurando um versículo, mas sua mente estava dividida, cheia de ansiedade sobre a segurança dos sapatos que largava lá fora. O hospital é para os que têm fé em drogas e médicos. Mas, que podem médicos e drogas operar sema Graça de Deus? Seguramente, dia virá em que o hospital será supérfluo*,desde que todos serão sadios e libertos da doença, aceitando o caminho da disciplina ( sadhana) e da divina felicidade ( ananda ), para a paz e a Bem-aventurança.
* Madhava* (Deus)
* japam* (a repetição de uma forma verbal sagrada.)
* dhy ramanama* (meditação)
* ramanama* (repetição do nome Rama ( herói do Ramayana, e encarnação da mente, para a divinização da vida e, na hora da morte, como uma senha que abrirá o vishnudwara, isto é, o portal de acesso  Divindade. O hindu busca de tal forma repetir o Nome de Deus que , em sua ultima expiração, o pronuncie. Mahatma Gandhi o conseguiu. Ao morrer, juntando as mãos à altura do peito, pronunciou Rama, Rama...’’Quando mais penso, mais vejo que ramanama,recitado a partir do coração e com consciência, é a cura plena para todo as doenças’’ (Gandhi; Sevagram, 22-3-46). Ramanama tem seu equivalente no Cristianismo. É a repetição incessante da chamada ‘’oração do coração’’, dos ‘’padres do deserto’’ ou hesicastas: ‘’Senhor, tende piedade de mim.’’ Sugiro,com leitura, as obras da coleção A Oração dos Pobres ( Edição Paulinas).)
* vibhuhi* (Como sagrado prasad ( nutrição dada por Deus ), é tomada para a cura das doenças físicas, mentais, emocionais e espirituais. É o símbolo da última realidade que resta quando a escória do ego é queimada pelo fogo da iluminação.É o símbolo do desapego...’’( Youngs, Homer S.; traduzido por Baba). A cinza lembra que ‘’é pó e ao pó voltarás’’. O corpo, o ego, a personalidade...acabam em cinza. E, na cinza, somos todos iguais.Bhagavan Baba  freqüentemente materializa  vibhuthi, e dá, como remédio, a seus devotos.Pessoalmente temos visto inúmeras vezes esta materialização.Já temos muitos registros no Brasil de curas milagrosas com vibhuthi.)
* supérfluo* (não se depreenda que Sai Baba é contra médicos e hospitais. Médicos e hospitais continuarão necessários, até que aprendamos a obter saúde diretamente de Deus, medite o sadhana. Em seus ashrams, onde ele hospeda cada ano milhões de peregrinos , muitos deles doentes, Sai Baba mantém um corpo médico e três hospitais bastante eficientes .EM NOVEMBRO DE 91, Sai Baba inaugurou o mais grandioso hospital da Ásia e um dos mais modernos do mundo.

21.  Quando você está engajado na singela operação de enfiar uma agulha, repare o quanto de concentração precisa para conseguir. Os dedos têm de estar firmes, a vista aguçada, o fim da linha torcido em um ponto , e o buraco da agulha, parado. O mesmo cuidado tem de ser tomado para que qualquer operação possa ser bem-sucedida. O Nome do Senhor é o arco que você ergue, quando, no bhajan*, levanta a voz. A mente é a seta que você fixa no arco. Assim, fixe sua atenção sobre Brahman,que é o alvo;e  com esforço unicentrado, dispare. Então a Meta pode ser alcançada.
*bhajan* ( cântico devocional )




Fonte:Sadhana-O Caminho Interior -tradução Prof José Hemórgenes 







Om Sai Ram!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.